

Reserva Nacional de Surf Praia do Francês
Título inédito que a Praia do Francês recebeu por possuir uma onda icônica, um ecossistema único, riquíssimo e espetacular, e uma comunidade ativa e engajada na cultura do surf.
O que são?
As Reservas de Surf, sejam elas mundiais ou nacionais, servem como um modelo para preservar ondas e seu entorno. Através do seu reconhecimento contribui-se com a proteção dos principais atributos ambientais, socioculturais e econômicos de regiões costeiras relevantes para a prática do surf.
​
​Em 2019 o Programa Brasileiro formalizou uma parceria com o Programa Mundial de Reservas de Surf a fim de contribuir com a meta de proteger 1000 ecossistemas de surf e para a criação de uma rede mundial de reservas e áreas de surf protegidas.
A Reserva do Francês!
Em 2024, um projeto escrito pela professora Rusiene Almeida, foi enviado para o Programa Brasileiro de Reservas de Surf, inscrevendo a Praia do Francês como candidata a este título.
​
Com uma campanha forte nas redes sociais, o projeto inscrito ganhou força, e em 02 de Junho de 2025 a Praia do Francês foi titulada como Reserva Nacional de Surf.
​
Junto com a gente, a Rede Brasileira de Reservas de Surf é composta por:
-
Itamambuca, SP.
-
Regência, ES.
-
Moçambique, SC.
​
Além das três reservas nacionais, o Brasil também conta com uma reserva mundial que é a da Guarda do Embaú, em Santa Catarina.
​
De lá pra cá, muito trabalho tem sido feito, principalmente no quesito educação ambiental.
​
Saiba mais em nosso Instagram e/ou entrando em contato conosco.