Base de monitoramento costeiro é instalada na Praia do Francês.
- Rusiene Almeida

- 12 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de jan.
A Praia do Francês agora conta com uma base de monitoramento costeiro do projeto CoastSnap (@coastsnapal), uma iniciativa internacional de ciência cidadã voltada ao acompanhamento das mudanças nas praias ao longo do tempo.
Essa base é resultado da parceria entre a Reserva Nacional de Surf da Praia do Francês, por meio do projeto A Maré Delas, com apoio do Fundo Casa Socioambiental, e o Prof. Dr. Henrique Ravi Almeida (UFAL), responsável pelo CoastSnap em Alagoas.
ENTENDA COMO USAR!
A proposta é simples e acessível: moradores, surfistas, turistas e visitantes podem atuar como cientistas-cidadãos, registrando imagens da praia com seus próprios smartphones e compartilhando essas fotografias para análise científica.

Basta seguir as instruções da placa e ler o QR Code também presente no local!
Criado em 2017 pelo Water Research Laboratory da University of New South Wales, em Sydney, Austrália, o CoastSnap utiliza o monitoramento comunitário e participativo como ferramenta científica.
Com isso, é possível acompanhar com precisão as alterações da linha de costa, fortalecendo o conhecimento científico, a gestão territorial e o cuidado coletivo com a Praia do Francês.
A Maré Delas é um projeto que tem como apoio o Fundo Casa Socioambiental.


Comentários